Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Câncer de pele que não tem nada a ver com o sol? Existe e é comum no Brasil

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

11/01/2018 04h00

Geralmente, os tipos de câncer de pele têm relação com a exposição solar. Mas você sabia que existe um tumor maligno que se desenvolve na derme e não tem nada a ver com o sol?

Conhecido como melanoma acrolentiginoso, ou melanoma acral, esse câncer ainda tem uma particularidade: no Brasil, sua incidência é maior que a média mundial, justamente pela miscigenação.

Leia também:

"Embora esse tipo de melanoma seja menos frequente em peles brancas (2% a 8%), ele é muito comum em negros e asiáticos (12% a 22%). Como a mistura de raças no Brasil é muito grande, notamos que, por mais que o acral seja um dos cânceres mais raros do mundo, existe uma incidência grande aqui", disse José Antônio Sanches, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, durante um talk show sobre a doença, em dezembro.

Lesões embaixo da unha e na palma das mãos devem ser consideradas suspeitas

O problema é basicamente uma questão genética, mas o quanto antes for feito o diagnóstico, maior a chance de cura. Por isso, é importante ficar atento nas extremidades do corpo, onde esse tipo de tumor costuma aparecer. "Vale ficar de olho em lesões na palma da mão, sola dos pés ou debaixo das unhas", disse Marina Sahade, oncologista do centro de oncologia do Sírio-Libanês. Por lesão entenda manchinha preta que está crescendo.

Os locais são tão escondidos que o caso mais famoso da doença é justamente o de Bob Marley, que pensou que o melanoma era apenas uma batida no dedo do pé. O cantor jamaicano morreu em 1981 devido a complicações do câncer, que se originou na unha do pé e sofreu metástase para outras partes do corpo.

"É importante alertar cabeleireiros, tatuadores, podólogos e manicures sobre o problema, pois eles costumam estar mais atentos à pele e podem identificar manchas", disse Sahade. Também é importante que tatuadores não façam o desenho em cima de uma pinta. "Se ela crescer e mudar de cor, você pode não perceber. Portanto, fique de olho no seu corpo."

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy