Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Você trabalha à noite? Horário noturno aumenta risco de câncer em mulheres

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

10/01/2018 18h59

Se você é mulher e trabalha no turno da noite, redobre os cuidados com a saúde.

Um novo estudo sugere que esse grupo é mais propenso a desenvolver câncer, quando comparado a mulheres com turnos matutinos ou vespertinos. Os números mostram aumento dos riscos de câncer de pele, mama e pulmão.

Veja também:

Pesquisas anteriores já tinham comprovado que trabalhar de noite prejudica o ritmo circadiano, que funciona como um relógio interno regulando os processos fisiológicos do corpo ao longo do dia, e responde principalmente à luz e à escuridão do ambiente.

Mas os responsáveis pelo novo estudo, publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, queriam saber se os malefícios eram ainda maiores e focaram nos casos de câncer.

Para chegar a uma conclusão pertinente, 61 pesquisas foram analisadas, incluindo dados de quase 4 milhões de pessoas, divididas no globo entre Ásia, Austrália, Europa e América do Norte.

Os números mostraram que mulheres que trabalhavam em turnos noturnos de longa duração possuem 19% mais risco de ter câncer. Entre os tipos da doença, foi possível afirmar que trabalhadoras noturnas têm 41% maior risco de câncer de pele, 32% mais chances de câncer de mama e 18% de aumento na possibilidade de desenvolver câncer gastrointestinal.

Além disso, também foi possível constatar que a cada cinco anos de trabalho no período noturno há um aumento de 3,3% no risco de ter tumores nos seios.

Os cientistas afirmam que a descoberta é importante para escancarar a necessidade de proteger a saúde das trabalhadoras que se envolvem em mudanças de horário por muitos anos.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy