Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Como tratar problema na tireoide que fez Bruna Marquezine emagrecer

AgNews
Imagem: AgNews

Do VivaBem, em São Paulo

10/01/2018 11h58

Em entrevista na pré-estreia da novela “Deus Salve o Rei”, Bruna Marquezine revelou o que a fez emagrecer tão repentinamente. De acordo com a atriz, a perda de peso foi por conta de um problema de tireoide que só descobriu recentemente.

Sempre apontada como culpada pelo ganho de peso, essa pequena glândula fica no pescoço, na região do gogó, produz hormônios que regulam processos fisiológicos do corpo inteiro, inclusive do coração, cérebro e pulmão.

Veja também:

Ela pode deixar o metabolismo rápido ou devagar demais, levando a parada cardíaca pela aceleração do hipertireoidismo, ou pela falta de estímulo no hipotireoidismo. O hipertireoidismo costuma ser mais veloz e agressivo, enquanto o hipo é mais gradual e lento.

O diagnóstico não é difícil. Ele pode ser obtido em uma consulta e confirmado com exames de sangue. A doença geralmente é hereditária, afeta mais as mulheres e acontece em qualquer idade. O tratamento tanto do hiper quanto do hipotireoidismo é feito com medicamentos.

Ainda que não tenha revelado qual disfunção teve na tireoide, pelos sintomas citados, Bruna possui hipertireoidismo, que é quando a glândula trabalha demais. Com tanta aceleração, a digestão e o metabolismo ficam muito rápidos e o emagrecimento é uma das consequências.

Outros sintomas são ansiedade, palpitação, insônia, tremores, suor e temperatura corporal elevada.

Fontes: Filippo  Pedrinola, endocrinologista da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), e Vivian  Estefan, endocrinologista do hospital Edmundo Vasconcelos, consultados em matéria do dia 01/12/2017.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy