Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Problemas com vizinhos podem aumentar risco de doença no coração

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

09/01/2018 11h02

Som alto, cachorro latindo, vazamentos e brigas por causa de vaga na garagem. Achou que os problemas com os vizinhos acabavam por aí? Pois um novo estudo mostrou que quase 5% dos riscos de insuficiência cardíaca têm relação com fatores da vizinhança.

Publicada no periódico Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, da Associação Americana do Coração, a pesquisa sugere que as características do lugar onde você mora podem ter um papel significativo na saúde do seu coração.

Leia mais:

O estudo comparou milhares de dados sobre saúde, educação, profissão e padrões de cuidados com a casa a taxas de insuficiência cardíaca, em mais de 27.000 participantes de meia-idade residentes no sudeste dos EUA.

A pesquisa durou cinco anos e 4.300 participantes foram diagnosticados com insuficiência cardíaca. Ao final do estudo, os pesquisadores encontraram uma relação entre quem tinha mais problemas com os vizinhos e quem teve a doença no coração.

vizinhos - iStock - iStock
Evitar brigas com os vizinhos pode prevenir problemas no coração
Imagem: iStock

“Isso prova que o ambiente em que vivemos importa para nossa saúde”, disse Deepak Gupta, cardiologista e coautor do estudo. “A surpresa em nossos resultados foi a magnitude com que as características da vizinhança influenciaram no risco de insuficiência cardíaca.”

Os cientistas esperam que as descobertas conscientizem as pessoas sobre prevenção (brigar menos com os vizinhos) e até que as políticas públicas levem em conta o papel do ambiente e da comunidade na avaliação dos riscos. “As políticas públicas devem prestar atenção no bairro e não somente nos indivíduos, porque o local onde moramos pode prevenir o risco de problemas no coração”, disse Elvis Akwo, que também participou do estudo.

Então, da próxima vez que você se estressar com seu vizinho, respire fundo e pense que fazer as pazes pode ser a melhor solução para a sua saúde.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy