Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pênis torto aumenta risco de desenvolver câncer no testículo, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

09/01/2018 11h28

Pênis torto pode ser sinal de doença e, ainda, aumentar as chances de desenvolver câncer. É o que revelou um estudo apresentado na Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

De acordo com o estudo do Baylor College of Medicine, no Texas, os homens com pênis curvado e diagnosticados com a doença de Peyronie, provocada por lesões penianas repetidas (normalmente durante a relação sexual), têm um acúmulo de tecido cicatricial na região.

Leia também:

À medida que esse tecido acumula, o pinto dobra, provocando ereções dolorosas e atrapalhando o sexo. De acordo com o estudo, que analisou 1,5 milhão de pacientes, os homens com essa fibrose peniana têm 40% maior risco de ter câncer testicular e de estômago, além de 29% mais chance de desenvolver câncer de pele.

Nos EUA, a doença de Peyronie afeta entre 0,5 e 13% dos homens --ainda que muitos não saibam que tenham isso. Para a equipe do Baylor College, o estudo mostra que os homens diagnosticados também precisam ser monitorados para câncer.

Na conferência, Alexander Pastuszak, líder do estudo, afirmou que os dados obtidos são relevantes, mas ainda são precisos mais estudos na área.

No entanto, é difícil estimar o número exato de pessoas que têm a condição. Em um estudo anterior sobre a doença, pesquisadores da Universidade de Istambul sugeriram que ela afeta uma população de homens maior do que se acreditava, mas é difícil de encontrá-los "por causa da relutância dos pacientes em relatar o problema aos médicos".

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook:
 https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy