Topo

Bom e saudável: pesquisa da USP produz chocolate funcional com probióticos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

09/01/2018 12h43

Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (SP) produziu um novo chocolate funcional, com micro-organismos vivos que trazem benefícios à saúde humana. O produto possui propriedades antioxidantes por conta do cacau, além de probióticos que melhoram as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de intestino preso e a possibilidade de desenvolvimento de algumas doenças --como o câncer de cólon.

Leia também:

Feita na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), a pesquisa traz novas alternativas para o mercado de alimentos, pois esse chocolate meio amargo pode substituir os produtos lácteos encontrados nos supermercados e que normalmente não podem ser consumidos por pessoas com intolerância à lactose, alérgicos ou com restrição à proteína animal.
No caso do chocolate, foram colocados no produto os probióticos Lactobacillusacidophilus e Bifidobacteriumanimalis --que são semelhantes aos já presentes naturalmente no organismo humano. Mas, ao longo da vida, eles vão se perdendo pelo consumo de alguns alimentos industrializados que afetam a flora intestinal, como o açúcar, abusos de medicamentos e o estresse.
Os lactobacilos costumam ser encontrados em iogurte, sucos, sorvetes e cremes, pois os produtos lácteos são boas matrizes para veiculação destes micro-organismos. O grande desafio da pesquisa foi encontrar uma forma de incorporar os bioativos em outros produtos que os mantivessem vivos.
Depois de pronto, o chocolate foi avaliado por cem provadores para comprovar a aceitação do produto. Ele teve nota acima de sete, em uma escala de nove pontos. Questionados se comprariam o chocolate funcional quando estivesse no mercado, cerca de 75% dos voluntários demonstraram intenção de compra.