Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Melhor ir de água: bebidas açucaradas estão mesmo relacionadas à obesidade

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

08/01/2018 12h56

Uma nova revisão e análise de estudos recentes, publicada na revista Obesity Facts, da European Association for the Study of Obesity (Associação Europeia para o Estudo da Obesidade), ressaltou que o consumo regular de bebidas adoçadas com açúcar pode levar crianças e adultos ao excesso de peso. Por conta disso, os autores pedem políticas nacionais mais rígidas em todo o mundo.

Veja também:

Os pesquisadores analisaram 20 estudos abordando o vínculo entre esse tipo de bebida e a obesidade em crianças, bem como 10 estudos que investigaram essa ligação no caso de adultos.

De todos os trabalhos, 93% concluíram que havia uma "associação positiva" entre o início do excesso de peso ou a obesidade e o consumo de bebidas açucaradas em crianças e adultos. Apenas um estudo não encontrou vínculo no caso de crianças.

Epidemia

De acordo com dados dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 36,5% de todos os adultos e cerca de 17% de todas as crianças e adolescentes nos Estados Unidos têm obesidade. E as bebidas açucaradas foram frequentemente citadas como culpadas, por serem um produto aparentemente inócuo e facilmente disponível.

"Ao combinar as evidências já publicadas com essa nova revisão, concluímos que as políticas de saúde pública devem visar reduzir o consumo delas e incentivar alternativas saudáveis, como água", diz a co-autora do trabalho, Nathalie Farpour-Lambert.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy