Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Busca por perfeição cresceu 33% em cerca de 30 anos, mostra estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

06/01/2018 13h33

Você gasta minutos do seu dia para postar aquele selfie perfeito? Ou fica triste ao comparar seu corpo com o de influenciadores fitness ou quando comete alguma gafe no trabalho? De acordo com uma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia, você não está sozinho e faz parte de um grupo que só tem aumentado nos últimos anos.

Quando comparados com as gerações anteriores, os jovens de hoje teriam maior obsessão por parecerem perfeitos e isso estaria causando danos para a saúde mental e física deles. Essa tendência aumentou cerca de 33% nos últimos 27 anos, como mostra o estudo que acompanhou 41.641 estudantes universitários americanos, canadenses e britânicos de 1989 a 2016.

Leia mais:

O método para chegar a essa conclusão foi o seguinte: ao longo dos anos, todos esses estudantes completaram o questionário intitulado “Escala Multidimensional do Perfeccionismo”, desenvolvido pelos pesquisadores Paul L. Hewitt e Gordon L. Flett.

Em geral, as descobertas indicam que as mais recentes gerações de jovens acham que as pessoas exigem mais delas, que elas exigem mais dos outros e que, inclusive, exigem mais de si mesmos. Os pesquisadores ainda definiram o perfeccionismo como algo irracional e inatingível.

A conclusão do estudo ainda diz que: “As culturas [americana, britânica e canadense] se tornaram mais individualistas e materialistas nesse período. Os jovens agora enfrentam ambientes mais competitivos, têm expectativas fora da realidade e convivem com pais mais ansiosos do que as gerações anteriores”.

As principais causas pelo aumento do perfeccionismo, de acordo com a publicação, seriam justamente o fortalecimento do neoliberalismo e do individualismo competitivo; o surgimento da meritocracia e pais cada vez mais controladores e ansiosos. Você concorda que o perfeccionismo tem crescido?

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook:
https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy