Topo

A calça não fecha? Dietas restritivas pós-festas são negativas para saúde

Getty Images
Imagem: Getty Images

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

02/01/2018 04h00

As celebrações de fim de ano chegaram e você não teve dúvidas em experimentar um pouco de todos os pratos que foram servidos nas ceias de Natal e Ano-Novo que participou. O problema foi a conta, que está aí: ao pisar na balança no dia 1º, o excesso de peso marcou presença.

No desespero de emagrecer logo, suco detox, sopa termogênica e todos os ingredientes da moda já entraram imediatamente no seu cardápio. Agora, quanto menos comer, melhor. Certo? De jeito nenhum.

Veja também:

A nutricionista Kátia Terumi Ushiama, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, lembra que essa escolha pode trazer consequências à saúde. A ideia, que inicialmente pode parecer eficiente, traz efeitos contrários ao esperado, como metabolismo desacelerado e a volta do peso "perdido".

Ela explica que esta situação ocorre principalmente em dietas que apresentam longos períodos de jejum ou de exclusão de carboidratos, como as líquidas. Isso acaba deixando o metabolismo mais lento, induzindo a efeito rebote de peso e a utilização de massa magra, ou o músculo, como fonte energética. Em longo prazo, é algo extremamente prejudicial à saúde.

Como voltar aos trilhos?

Nathália Borghi, nutricionista da Green Station, explica que, após cometer tantos exageros, é importante voltar a rotina alimentar normal assim que possível. Mas sem tantas restrições. "Vale consumir verduras, frutas e muita água, o que ajuda a purificar e dar energia ao corpo, além de melhorar a digestão e absorção de nutrientes, acelerando o metabolismo e diminuindo a sensação de mal-estar", diz.

Em épocas assim, lembra a especialista, as pessoas tendem a consumir excesso de alimentos e bebidas, além de dormirem menos. "Por conta disso, nosso organismo pode apresentar sintomas como intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, além de dores de cabeça, inchaço, alergias e indisposição", diz.

O que consumir? (ou não)

• Deixe os doces um pouco de lado e invista nas frutas da estação;

• Também é hora de colocar no prato muitas verduras e legumes em geral;

• Tome muita água. Além de ajudar na recuperação, hidrata e alivia o calor.

• Exclua do cardápio alimentos industrializados e ricos em gorduras trans.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy