Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Quais são os alimentos que mais ajudam a manter o corpo hidratado no verão?

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

29/12/2017 04h00

Você sabia que a água é considerada o maior componente do corpo humano? Para se ter uma ideia de 60 a 70% do peso de um adulto é constituído desse fluído. Ela, inclusive, participa de várias funções dentro do nosso corpo: faz parte das estruturas celulares e dos processos fisiológicos, como digestão, excreção e absorção, além de regular a temperatura do nosso organismo nos dias quentes.

Como nosso corpo não consegue armazenar água, todo líquido eliminado deve ser resposto para manter as funções vitais em ordem e evitar que nosso corpo entre em desidratação. Esse problema pode acontecer por uma série de fatores, como ingestão de líquido abaixo da necessidade do organismo e muita exposição ao sol.

Abaixo, Ana Carolina Vasques, professora-doutora de nutrição clínica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), lista os alimentos, além da garrafinha de água tradicional, que ajudam a deixar o corpo mais hidratado no verão e o que deve ser, preferencialmente, evitado.

O que consumir

Água aromatizada - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Água aromatizada
Muita gente não gosta de beber água e, por isso, o recurso de aromatizá-la com algumas frutas e ervas, como laranja, limão, hortelã e alecrim, é uma boa opção para aumentar a palatabilidade. Lembrando que a necessidade de líquidos é individual, mas a recomendação geral é consumir, em média, dois litros de água por dia. Por isso, colocar um saborzinho no copo pode ajudar a atingir essa meta diária.

Água de coco - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Água de coco
No calor, transpiramos muito e chegamos a perder até quase 1,4 litro de água pelo suor. Além do líquido, nós também eliminamos sais minerais e potássio e, por isso, a água de coco é tão recomendada. Ela é capaz de hidratar e ainda repor o potássio e outros minerais que escorreram no suor.

Melancia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Melancia
A fruta possui 92% de água na sua composição e ajuda a prevenir a desidratação. Isso porque além de contar com muita água, repondo os líquidos perdidos no suor, ela também repõe o potássio que é eliminado no suor.

Melão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Melão
A fruta também é riquíssima é em água (90% da composição) e minerais que precisam estar em ordem para que o nosso organismo faça tarefas básicas, como digerir, absorver e excretar substâncias.

Pepino - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Pepino
O legume tem 95% de água na sua composição e, por isso, é um bom alimento para ser incorporado à alimentação de quem quer se manter hidratado no verão. Para ter uma ideia de quanto você precisa consumir de líquidos para não desidratar, a conta é feita com base em 40 ml por cada kg de peso, ou seja, se você pesa 60 quilos, precisa de 2,4 litros de água para o corpo se manter hidratado.

Salada - Getyt Images - Getyt Images
Imagem: Getyt Images
Salada
Além de refrescante, a salada também é um bom recurso para quem quer manter a hidratação em dia no calor, já que 96% da composição das folhas é água. Como nosso corpo não consegue armazenar água, todo líquido perdido deve ser resposto, e, quando isso não acontece, as funções vitais começam a ser prejudicadas e a desidratação acontece, podendo levar até a morte.

Melhor maneirar

Cerveja, chopp - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Bebidas alcoólicas
Quanto maior o teor alcoólico da bebida, maior é a diurese, ou seja, a produção de urina. E, com isso, o corpo fica mais desidratado. Por isso, esqueça aquela ideia de se hidratar na praia com uma cervejinha gelada. Ela faz mais mal do que bem em matéria de hidratação.

O poder dos alimentos