Topo

Uva passa pode ser consumida o ano todo; veja 5 benefícios para a saúde

Getty Images
Imagem: Getty Images

Fabiana Nanô

Colaboração para o VivaBem

21/12/2017 04h00

Com o Natal chegando, aumenta o consumo de uva passa – ela vai na farofa, no arroz e até no molho que acompanha as carnes. Mas saiba que, embora seja adocicada, esse tipo não contém mais açúcar do que a uva in natura. O que acontece é que o açúcar da fruta, chamado de frutose, apenas se concentra, pois ela perde água no processo de secagem.

Veja também:

Mesmo assim, a passa mantém grande parte dos nutrientes encontrados na fruta in natura, e fornece diversos benefícios ao nosso organismo. Exatamente por isso que, apesar de ser bastante popular nesta época, poderia fazer parte da rotina dos brasileiros o ano inteiro. Confira cinco de seus benefícios para a saúde.

Previne contra doenças cardiovasculares

Acontece por conta de um composto bioativo chamado resveratrol, presente na casca da uva – sobretudo no tipo roxo. “É um componente que auxilia muito para o bom funcionamento do sistema cardiovascular”, explica a nutricionista esportiva Priscila Raso. Ela ressalta que seus benefícios estão presentes não apenas na uva passa, mas também na versão in natura e no suco.

Previne contra câncer

Outro benefício do resveratrol. “Existem estudos mostrando que o consumo diário de fontes deste composto pode auxiliar na redução do risco de câncer”, diz a nutricionista Nayara Massunaga, do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). Isto porque ele age como antioxidante, prevenindo contra o envelhecimento e o mau funcionamento das células de nosso organismo.

Previne contra doenças neurológicas

Aqui, a culpa também é do resveratrol. “Há evidências de que este composto bioativo possa reduzir o risco de problemas neurodegenerativos, como doença de Alzheimer”, continua Nayara.

Sacia e reduz o risco de obesidade

O resveratrol também pode diminuir o risco de alterações metabólicas, prevenindo assim doenças como a obesidade. Além disso, as fibras presentes na uva passa saciam e auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo, o que previne o sobrepeso. Contudo, é preciso ficar atento para não priorizar apenas as fibras das frutas secas. “É importante levar em consideração as fibras das folhas, das leguminosas, dos próprios legumes e das frutas in natura”, ressalta Priscila.

É fonte de vitaminas do complexo B

Apesar de passar por um pequeno processo industrial, a uva passa continua sendo uma boa fonte de nutrientes para o organismo. “Algumas vitaminas acabam se perdendo durante esse procedimento, mas, ainda sim, é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, por exemplo”, afirma Priscila.

As vitaminas do complexo B atuam na conversão dos carboidratos e gorduras em energia, na síntese de novas proteínas, no apoio ao sistema imunológico e digestivo e na manutenção da saúde dos sistemas neurológico e muscular, entre outros.

Segundo Nayara, a dosagem diária de uva passa é variável, sendo necessária avaliação das características individuais para que seja benéfico, seguro e sinérgico a uma alimentação saudável. De acordo com Priscila, o consumo diário não deveria ultrapassar quatro colheres de sopa.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy