Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Teste para osteoporose pode prevenir um quarto das fraturas de quadris

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

20/12/2017 14h13

Um simples questionário combinado com medidas de densidade óssea pode ajudar a identificar quais mulheres têm maior risco de fratura de quadril, segundo um novo estudo publicado no The Lancet no dia 15.

Veja também:

A pesquisa, feita pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, envolveu mais de 12 mil mulheres de 70 a 85 anos e usou uma ferramenta chamada FRAX, que prevê a probabilidade de uma fratura de quadril ou uma grande fratura osteoporótica (no quadril, coluna, braço ou antebraço).

Metade das mulheres foi selecionada para comparar o rastreio com os cuidados de rotina. As outras ficaram no grupo de controle. Como resultado, embora a triagem não tenha reduzido a incidência de todas as fraturas relacionadas à osteoporose, houve forte evidência de redução nas do quadril: nas mulheres que concordam em participar, o risco de fratura no quadril reduziu 28% ao longo de cinco anos.

"Aproximadamente uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos sofrerão uma fratura de fragilidade durante o período de vida remanescente”, diz Lee Shepstone, autor da pesquisa. "Uma fratura de quadril pode ser devastadora com perda de independência e menos de um terço dos pacientes faz uma recuperação completa. A mortalidade no ano seguinte à fratura é de aproximadamente 20%."

Dado que o número de fraturas de quadril deverá aumentar com o envelhecimento da população, os resultados desse estudo têm implicações importantes para a saúde da população.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy