Topo

O que você come pode afetar seu humor? Estudo mostra que sim

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

18/12/2017 20h09

A gente tende a relacionar a comida com nossos sentimentos e, por exemplo, buscamos um hambúrguer com batatas fritas quando queremos animar a vida. Mas a relação entre os sentimentos e a alimentação é mais complexa que isso.

Fique alerta

Ao escolher o que entra no seu cardápio você pode estar influenciando o seu humor.

Pesquisas lideradas pela professora Lina Begdache, em Binghamton, nos Estados Unidos, mostram que jovens adultos (menores de 30 anos) que comiam fast-food mais de três vezes por semana obtiveram maiores níveis de problemas mentais.

O fast-food costuma ser rico em ácidos graxos saturados, trans e ômega-6, que podem provocar uma resposta inflamatória de baixo grau, uma resposta corporal associada à ansiedade e depressão. Aqueles que comem carne três vezes por semana ou menos (o que classifica baixo consumo) também tiveram mais problemas de saúde mental.

Veja também:

“Ficamos surpresos com isso", afirmou Begdache ao site do The Guardian. Você praticamente cai em uma pegadinha. Apesar de no fim a carne causar um mal-estar na sua cabeça, o humor e a carne estão ligados em um nível celular, já que um composta da carne, o triptofano, é precursor de serotonina e causa sensação de bem-estar no cérebro.

Para adultos com mais de 30 anos, o estudo descobriu que comer menos carboidratos e mais frutas reduziam ansiedade e depressão. As frutas são ricas em antioxidantes que protegem o cérebro, mas o baixo efeito de carboidratos ainda é um enigma, uma vez que carboidratos promovem a serotonina.

Melhor opção

Para ter sucesso no humor e na alimentação, os estudos apontam a dieta mediterrânea como a melhor aposta. “Tem todos os componentes que são importantes para a estrutura saudável do cérebro,” afirmou Begdacha ao The Guardian.

E não há como cortar caminho: o estudo analisou o uso de suplementos e eles não produziram nenhum efeito benéfico no humor.

O vínculo entre dieta e humor é altamente individual, mas a professora explicou que algumas pesquisas mostram melhora no humor após duas semanas.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy