Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Nada de positividade: o que reduz o estresse é mindfulness, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

07/12/2017 17h19

Se você faz parte do (grande) grupo de pessoas que odeiam esperar, temos uma solução --e, não, ela não sugere pensar positivo.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia testou a efetividade de diversas técnicas para acabar com o sofrimento da espera: distrair-se, tentar ficar positivo, esperar pelo pior. A especialista Kate Sweeny, responsável pela pesquisa, descobriu que nenhuma dessas opções funciona na redução do estresse e podem inclusive piorá-lo.

Veja também:

Contudo, Kate e seus colegas encontraram algo que pode ajudar: acrescentar a todas essas táticas ineficazes uma meditação mindfulness, ou seja, focar no presente por meio da meditação.

Publicado no periódico Personality and Social Psychology Bulletin, o estudo mostrou que mindfulness é uma espécie de antídoto para a “maldição da espera”, que foca no passado ou no futuro e é representada por questões como “Por que eu disse aquilo?” e “E se as coisas não acontecerem de tal jeito?”

“Nós tentamos predizer o destino e ganhar um senso de certeza e controle sobre nossas vidas”, disse Kate. “Sabemos de diversas pesquisas que a ruminação (pensamentos repetitivos sobre o passado) e a preocupação (pensamentos repetitivos sobre o futuro) são bastante desagradáveis e podem até fazer mal à saúde ou bem-estar, então é importante procurar por soluções.”

Mindfulness - iStock - iStock
Praticar até 15 minutos de meditação mindfulness uma vez por semana já diminui os efeitos do estresse
Imagem: iStock

O estudo foi realizado com 150 estudantes que estavam esperando por um resultado de uma prova. Até as notas serem publicadas online, eles esperaram quatro meses. Nesse meio tempo, responderam questionários e fizeram 15 minutos de meditação guiada por áudio, uma vez por semana. No fim do teste, os estudantes que praticaram mindfulness ficaram menos estressados e mais calmos.

“Nós sabemos que a meditação é uma ótima maneira de reduzir o estresse do dia a dia, mas nosso estudo é o primeiro a ver se ela também facilita a espera por notícias significantes”, disse a pesquisadores. O estudo também é o primeiro a identificar uma estratégia que ajuda as pessoas a esperar melhor, e também mostra que até uma meditação breve e não-regular pode ajudar.

A tática de mindfulness não requer treino ou dinheiro, apenas um pouco de tempo e vontade. “Praticar por até 15 minutos uma vez por semana, que foi a média de meditação realizada pelos participantes, foi suficiente para reduzir o estresse.”

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy