Topo

Tudo sobre ISTs

Sintomas e tratamentos das principais ISTs


Herpes Genital é a DST que quase todo mundo tem

Creme Aciclovir é o mais prescrito no tratamento - iStock
Creme Aciclovir é o mais prescrito no tratamento Imagem: iStock

Thiago Varella

Colaboração para o VivaBem

01/12/2017 04h00

É a DST que quase todo mundo tem. Segundo dados da OMS, dois terços da população mundial têm herpes, mas a maioria não apresenta sintomas. O vírus pode ficar latente durante anos e as feridas só vão aparecer se houver uma baixa no sistema imunológico, devido a estresse, infecções ou alterações hormonais.

São dois tipos de vírus, um mais frequente na boca e outro nos genitais. Mas ambos podem contaminar qualquer parte do corpo. A troca tem sido cada vez mais frequente por causa do sexo oral sem camisinha.

O que é herpes genital?

O herpes é causado pelo vírus da herpes simples, sendo o tipo 1 mais frequentemente isolado nas infecções orais e o tipo 2 mais frequentemente causador das infecções genitais.

Quais são os sintomas?

A doença geralmente causa?

  • lesões como vesículas e bolhas, que se tornam ulceradas e depois crostosas quando em cicatrização. Essas lesões são altamente contagiosas e pode haver transmissão também pelas secreções genitais e anais.

Como é o tratamento?

O herpes é uma doença autolimitada e cicatrizará mesmo sem tratamento. No entanto, existe tratamento para a remissão mais rápida dos sintomas. Geralmente, os médicos recorrem ao Aciclovir creme ou comprimido.