Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas mostram que é possível aprender algo duas vezes mais rápido

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

01/12/2017 12h45

Quer aprender a tocar um novo instrumento musical? Então saiba que a chave do sucesso não é treinar por muito tempo, mas focar em como você está praticando. É o que afirma um estudo conduzido pela Universidade Johns Hopkins.

Os cientistas descobriram que variar a forma de treinamento deixa seu cérebro mais ativo durante o processo de aprendizado, o que faz com que você aprenda a nova habilidade duas vezes mais rápido.

Esse resultado vai contra aquela ideia de que você precisa repetir o mesmo treino várias vezes para alcançar a excelência.

Para o estudo, 86 voluntários toparam aprender uma nova habilidade: mover o cursor do mouse no computador apertando um aparelho pequeno, invés do mouse tradicional.

Os voluntários foram divididos em três grupos e cada um pode praticar o novo movimento por 45 minutos.

Seis horas depois, um dos grupos repetiu o mesmo treinamento, enquanto outro fez um treino um pouco diferente do anterior, que necessitava de uma força diferente para mover o cursor. O terceiro grupo não treinou novamente.

No fim, todo mundo passou por um teste para avaliar o quanto e quão rápido cada um tinha aprendido e, obviamente, o grupo que só fez um treino foi pior.

A surpresa dos pesquisadores, no entanto, foi que o grupo que repetiu o treinamento original foi pior do que o que tinha alterado o movimento. Eles, inclusive, tinham aprendido duas vezes mais.

Os pesquisadores acreditam que isso acontece pela reconsolidação, um processo em que as memórias existentes são modificadas com novos conhecimentos.

A ideia é que esse processo possa ajudar pessoas que estão em reabilitação e precisam aprender as habilidades motoras novamente.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy