Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anda muito cansado ou ansioso? Pode ser problema na tireoide

De um jeito fofo de explicar: a tireoide parece uma borboleta na garganta - iStock
De um jeito fofo de explicar: a tireoide parece uma borboleta na garganta Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 04h00

Muito cansaço ou forte ansiedade podem ser sintomas de um mês difícil e cheio de preocupações no trabalho, o famoso estresse. A melhor solução é passar um fim de semana tranquilo ou horas de soneca no sofá. Mas se nem isso ajudou, preste atenção que pode ter algo errado na sua tireoide.

O diagnóstico não é difícil, pode ser obtido em uma consulta e confirmado com exames de sangue. O importante é que você não ignore os sinais que seu corpo dá e procure um médico.

Sempre apontada pelo ganho de peso (quem nunca ouviu uma pessoa que engordou se questionar se está tudo bem com sua tireoide?), essa pequena glândula tem a simpática forma de uma borboleta e fica no pescoço, atrás da laringe, no gogó, sabe? Ela é importante porque produz hormônios que regulam processos fisiológicos do corpo inteiro, como o coração, o cérebro e o pulmão.

Veja também:

Por deixar o corpo rápido ou devagar demais, pode levar a parada cardíaca pela aceleração do hipertireoidismo, ou pela falta de estímulo no hipotireoidismo. O hipertireoidismo costuma ser mais rápido e agressivo, enquanto o hipo é mais gradual e lento.

Geralmente hereditária (avise a família se for diagnosticado!), afeta mais mulheres e acontece em qualquer idade. Mas não entre em pânico, a doença tem tratamento.

Como tratar?

Existem remédios para os dois casos. Pode ser usada a reposição hormonal ou então a ingestão de iodo radioativo para causar uma lesão e a glândula produzir menos hormônios. Uma terceira opção, para quadros severos, é cirurgia.

Se a tireoide trabalha de menos

Cansaço/ Sono/ Trabalhando demais - iStock - iStock
Imagem: iStock
 Cansaço e sono

Quando os níveis de hormônios da tireoide estão mais baixos do que a necessidade do organismo é hipotireoidismo, a doença mais comum que atinge a glândula. Quem produz menos hormônios fica com o metabolismo arrastado, o corpo não tem forças e até o coração bate mais devagar. Essa lentidão prejudica a vida profissional, pessoal e até amorosa: você fica mais apático, menos ativo, até a libido cai. Não confunda com uma rotina puxada e procure um médico.

As chances de depressão são maiores já que um dos trabalhos dos hormônios da tireoide é justamente em áreas do cérebro importantes para o humor.

Sente na garganta

Se não estiver funcionando perfeitamente bem, é possível que a tireoide fique mais nítida na garganta e só com um toque é possível sentir um carrocinho, algo fora do normal.

Raciocínio lento e memória ruim

Quando envelhecemos, o corpo vai naturalmente tendo uma queda de funções, e o corpo fica mais vulnerável a falhas na tireoide. É preciso ficar atento para o diagnóstico não ser confundido com sintomas de velhice ou demência.

Cabelos e unhas quebram mais

Se você notar que seus cabelos e unhas estão muito quebradiços também é bom ligar o alarme. Mesmo que não tenha outros sintomas, pode ser um sinal de mau funcionamento da tireoide.

Constipação, inchaço e dificuldade para emagrecer

O raciocínio é sempre o mesmo: com hipotireoidismo sem corpo trabalha muito devagar. Assim, é difícil e demorado para seu corpo fazer digestão. Além disso, você não consegue acelerar o metabolismo, o que dificulta a perda de peso, e as alterações hormonais influenciam para a retenção de líquido, aumentando o inchaço. 

Se a tireoide trabalha demais

Corrida/ Animação/ Exercício e animação/ Gritando - iStock - iStock
Imagem: iStock
 Ansiedade, palpitação, insônia, falar demais

Sua tireoide fica hiperativa e trabalha mais do que devia, aumentando os níveis hormonais e causando o hipertireoidismo. Com o corpo acelerado, é comum confundir com estresse excessivo ou ansiedade puramente psicológica, fique de olho.

É tanta energia que você pode ter dificuldade para dormir e insônia, além de falar demais, gesticular bastante, ter palpitações cardíacas e ansiedade. É como tomar um balde de café e ligado nos 220 volts.

Perda de peso e aumento do apetite

Com tanta aceleração, a digestão e metabolismo ficam muito rápidos e parece que você precisa comer um caminhão para se sentir satisfeito. A rapidez do sistema digestivo é tanta que pode se tornar comum ter diarreia.

Tremores, temperatura corporal alta e muito suor

O raciocínio é o mesmo. Com seu organismo trabalhando na velocidade da luz, seu sangue corre nas veias e pode acabar em tremores, câimbras, aumento da temperatura corporal

Também podem aparecer queda de cabelo e fadiga. Pois é, seu corpo trabalha tão rápido que ao mesmo tempo você se sente cheio de energia e cansado.

Gosminha embaixo da unha

Além disso, é comum acumular uma substância branca da ponta do dedo até o fim da unha.

Fontes: Filippo Pedrinola, endocrinologista da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), e Vivian Estefan, endocrinologista do hospital Edmundo Vasconcelos.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy