Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas criam método que combate bactérias super-resistentes

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Do VivaBem

27/11/2017 15h33

Você já ouviu falar nas superbactérias? Capazes de criar escudos contra os medicamentos mais potentes, esses organismos se tornaram um problema global e já são responsáveis por ao menos 23 mil mortes anuais no Brasil, segundo especialistas.

Felizmente, pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, podem ter descoberto uma possível solução para o problema.

Em um estudo publicado no periódico “Scientific Reports” no início de novembro, os cientistas desenvolveram um método que pode bloquear a transferência genética da resistência dos antibióticos.

Antibiotico - iStock - iStock
O uso excessivo de antibióticos foi responsável pela expansão de bactérias resistentes
Imagem: iStock

Para isso, os pesquisadores examinaram diversas bactérias super-resistentes e identificaram quais moléculas se ligam à proteína TraE, essencial para o funcionamento dos fragmentos de DNA que carregam os genes responsáveis por codificar essas proteínas.

A análise revelou que os fragmentos se ligam a dois locais alternativos da proteína. Com base nessa informação, os cientistas criaram pequenas novas moléculas que melhoraram a afinidade de ligação. Ao se conectarem a ambos os locais de ligação, as moléculas inibiram a união das proteínas responsáveis pela resistência ao antibiótico.

“[...] O valor de nosso estudo é que, ao conhecer a estrutura molecular dessas proteínas, podemos criar métodos para inibir sua função”, disse Christian Baron, um dos autores do estudo, em um comunicado à imprensa.

Segundo o cientista, as pessoas devem ter esperança. “A ciência vai trazer novas ideias e novas soluções para este problema. Há uma grande mobilização no mundo sobre essa questão. Eu não diria que me sinto seguro, mas é claro que estamos fazendo progresso.”

 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy