Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Por que fazer cirurgia à tarde pode ser melhor para saúde

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

31/10/2017 14h02

A hora da cirurgia pode ter um impacto a longo prazo em sua saúde --e tudo por causa do ritmo circadiano, segundo um novo estudo.

Após analisarem pacientes que fizeram cirurgias do coração, os cientistas descobriram que aqueles que operaram à tarde demonstraram melhor saúde após o procedimento do que os que entraram na sala de cirurgia de manhã.

Os autores do estudo observaram cerca de 600 pacientes que passaram por uma substituição da válvula do coração. Nos 500 dias seguintes à cirurgia, os pesquisadores perceberam que quem tinha realizado a cirurgia à tarde teve 50% menos riscos de problemas cardíacos do que os que fizeram de manhã.

Cirurgia do coração - iStock - iStock
Eficácia de algumas vacinas e tratamentos do câncer também podem ser afetados pela hora em que a terapia é administrada
Imagem: iStock

Relógio biológico pode ser culpado

“Esse estudo mostra a importância da biologia do ritmo circadiano, que finalmente começou a ganhar reconhecimento na ciência”, disse James Olcese, professor de ciências biomédicas na Florida State University’s College of Medicine, ao site Business Insider. “Isso pode potencialmente salvar muitas vidas.”

Segundo os autores do estudo, diferenças na expressão genética ao longo do dia podem fazer com que o coração do indivíduo se cure mais rápido à tarde do que de manhã.

Os pesquisadores isolaram amostras dos tecidos dos corações de 30 pacientes e descobriram que os provenientes de cirurgias que ocorreram à tarde ganharam a habilidade de contrair mais rapidamente, quando os pesquisadores imitaram o processo de bombeamento de sangue após a cirurgia.

A importância da hora do dia não se atém apenas às cirurgias do coração. Estudos mostram que a eficácia de algumas vacinas e tratamentos do câncer podem ser afetados pela hora em que a terapia é administrada. Uma pesquisa, por exemplo, descobriu que pacientes que recebem uma vacina de gripe antes das 11 da manhã produziram mais anticorpos do que quem tomou após às 15h.