Topo

Insônia de mãe para filho: sono da criança tem relação com descanso da mãe

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

01/09/2017 12h34

Mesmo durante o sono, as mães têm influência no comportamento dos filhos. Um estudo realizado pelas universidades de Basel, na Suíça, e de Warwick, no Reino Unido, mostrou que mães com insônia afetam a qualidade do sono de seus filhos.

Publicada no periódico “Sleep Medicine”, a pesquisa monitorou por uma noite o sono de 200 crianças de 7 a 12 anos e seus respectivos pais, por meio de um eletroencefalograma, para medir a atividade cerebral durante o repouso.

O estudo concluiu que as crianças com mães que tinham insônia demoravam mais para dormir, dormiam menos e tinham menos tempo de sono profundo. O sono dos pais, no entanto, não teve nenhuma relação com o dos filhos. Segundo os cientistas, isso pode ter relação com o fato de que as mães costumam passar mais tempo com as crianças do que os pais, tendo mais influência no comportamento dos filhos.

Os pesquisadores encontraram diversas possíveis explicações para essa relação parentesca na qualidade do sono. Além de suporem que as crianças podem aprender os hábitos de sono dos pais, os cientistas perceberam que brigas perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono da família inteira. Até mesmo a genética pode ser responsável pelo distúrbio nas crianças.