Topo

Soprar as velas de aniversário aumenta as bactérias do bolo em até 1400%

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

02/08/2017 16h03

A não ser que você tenha fobia ou muito nojo de germes e bactérias, provavelmente nunca pensou sobre os riscos de soprar as velas de um bolo de aniversário. Mas, acredite, a “nojeira” tem fundamento. Segundo um estudo da Universidade de Clemson, da Carolina do Sul (EUA), uma simples soprada pode aumentar em até 1.400% a quantidade de bactérias na superfície do bolo.

Publicada no periódico Food Research, em maio deste ano, a pesquisa analisou o número de bactérias nos bolos que tiveram e que não tiveram velas sopradas. Mas o resultado, apesar de assustador, não precisa estragar as próximas festas de aniversário.

Segundo Paul Dawson, o autor do estudo, o resultado da análise bacteriana não precisa ser uma preocupação para a saúde. Em uma entrevista para o jornal "The Atlantic", o cientista afirmou que, mesmo que alguém sopre as velinhas de um bolo 100 mil vezes, as chances de você ficar doente ao comer um pedaço são muito pequenas.

Dawson disse ainda que só evitaria comer o bolo de um aniversariante que estivesse claramente doente, mas isso já é senso comum, certo?