Topo

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer; veja mais usos na dieta e na beleza

iStock
Imagem: iStock

Juliana Parente

Colaboração para o UOL

07/06/2017 04h00

Volta e meia algum ingrediente simples, de uso comum, é eleito o salvador da beleza e da dieta. Já foi assim com o limão, com o óleo de coco e, mais recentemente, o vinagre de maçã tem ganhado fama de milagroso. Todo esse sucesso faz sentido? Em muitos casos, sim – como acontece no uso para combater micoses nas unhas ou na hora de prolongar a saciedade, ajudando a dieta a deslanchar.

Os principais nutrientes do vinagre de maçã são as vitaminas do complexo B, ácido fólico, antioxidantes, ferro e minerais, nutrientes que ajudam o organismo a funcionar  de maneira mais equilibrada.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre este alimento, a nutricionista Daniela Jobst e a dermatologista Carolina Abdo respondem uma sabatina sobre o tema.

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer?

Se estiver associado a uma dieta equilibrada, ajuda sim. O vinagre de maçã contém pectina, uma fibra solúvel que ajuda a retardar o esvaziamento gástrico e, portanto, controla a sensação de fome. Além disso, o ácido acético (principal ingrediente do vinagre) inibe a ação de várias enzimas no processo de digestão dos carboidratos (sacarose, lactase, amilase e maltase), retardando a absorção desse tipo de nutriente. De uma a quatro colheres de sopa do vinagre podem ser consumidas durante o dia, nas saladas ou antes das refeições.

Ele age no combate à celulite?

Não, diretamente. Mas o vinagre de maçã possui quercetina, antioxidante importante no combate contra os radicais livres. O excesso de radicais livres no organismo causa danos nos tecidos onde localizam-se as celulites. Por isso, o consumo de antioxidantes podem diminuir a presença de celulite, num tratamento que combine hábitos saudáveis.

Substitui o condicionador?

Não, porque não desembaraça os fios. Mas, graças ao pH ácido, ele fecha as cutículas dos cabelos e deixa os fios com mais brilho. Após lavar o cabelo normalmente, com xampu e condicionador, dilua uma colher de sopa de vinagre em um litro de água e passe no cabelo. Deixe agir por um minuto e enxágue depois.

Combate a caspa?

Nos casos em que a dermatite seborreica for causada por micro-organismos, as propriedades antissépticas do vinagre podem ajudar a reduzir a descamação. Mas há um risco grande de irritar a pele do rosto e do couro cabeludo, que são muito sensíveis. Então, neste caso, é melhor evitar o vinagre e consultar um médico em busca de uma fórmula específica contra a caspa (manipulada ou industrializada).

Controla a oleosidade da pele e reduz espinhas?

O vinagre, realmente, tem propriedades adstringentes e isso pode dar uma sensação de menos oleosidade na pele. Mas é melhor evitar o uso de vinagre no rosto. Isso porque há um risco grande de o ácido irritar, manchar e até queimar a pele.

Evita o surgimento de pelos encravados após a depilação?

Não há relação nenhuma entre o uso de vinagre a redução de pelos encravados. Eventualmente, pode acontecer de o vinagre reduzir os casos de foliculite (inflamação causada nos poros após a depilação), novamente graças às propriedades antissépticas do produto. Mas, outra vez, não é recomendado adotar esse método: a pele, especialmente, após a depilação, está muito sensível e sujeita a irritações. Passar vinagre pode até matar bactérias, mas traz alto risco de manchas, irritações graves e até queimaduras na pele.

Evita micose nas unhas?

Sim. Após a manicure ou quando der uma topada na unha (principalmente se notar algum rachadinho), pingue uma gota de vinagre de maçã em cada unha. Deixe secar. Caso o cheiro seja desconfortável no convívio social, a dica é fazer isso antes de dormir.