Topo

Meditar 10 minutos por dia já ajuda pessoas ansiosas, aponta estudo

Ansiedade: meditação pode ser a chave do sucesso - Shutterstock
Ansiedade: meditação pode ser a chave do sucesso Imagem: Shutterstock

Do UOL

02/05/2017 10h31

Para dar um tempo nos sintomas da ansiedade, não precisa ir para um retiro ou horas de "ohm". Segundo estudo recente da Universidade de Waterloo (Canadá), apenas dez minutos por dia da modalidade mindfulness (aquela mais rapidinha) já bastam para tranquilizar o corpo e a mente.

Foram analisadas 82 pessoas com transtornos de ansiedade. Na primeira etapa do estudo, foi requisitado aos participantes que fizessem tarefas no computador com interrupções constantes, para analisar se estavam focados.

Veja também:

Depois disso, eles foram divididos em dois grupos: um que deveria ouvir uma história e outro que deveria participar de um exercício de meditação.

Ao voltarem para suas tarefas, os participantes do primeiro grupo tiveram mais dificuldade em completar as tarefas da primeira etapa.

“Nossas conclusões indicam que a meditação pode ter um efeito de proteção à mente dos indivíduos ansiosos”, afirma o pesquisador Mengran Xu. " Também concluímos que a prática da meditação ajuda os ansiosos a tirar a atenção de seus problemas internos e focarem no mundo exterior, o que aumenta o foco em suas tarefas”, diz.