Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


É possível exibir um tanquinho em um mês como Rivaldo?

O ex-jogador Rivaldo exibiu no Instagram um "antes e depois" com barriga de tanquinho - Reprodução/Instagram
O ex-jogador Rivaldo exibiu no Instagram um "antes e depois" com barriga de tanquinho Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

07/03/2017 17h50

Rivaldo voltou para os noticiários e o motivo não foi sua carreira esportiva. O ex-jogador compartilhou em seu Instagram um "antes e depois" exibindo uma barriga de tanquinho. "Há um mês comecei um plano de dieta e malhação com muito foco e determinação, e aí está o resultado", escreveu. Mas, afinal, é possível ter um resultado tão bom como o de Rivaldo em tão pouco tempo?

De acordo com a nutróloga Andreia Guarnieri, especialista pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), quem consegue ter disciplina e dedicação, como o ex-jogador, pode sim ver resultados da dieta em pouco tempo. "Ele seguiu todo programa alimentar à risca, não faltou na academia, levava marmita para todos os lugares. Com esse empenho e organização é possível obter resultados com rapidez", diz.

A própria coach de nutrição do jogador, Gabi Dezan, afirmou em entrevista ao UOL Esporte que o ex-jogador foi seu cliente mais caxias. "Não fazia nada errado e sempre brincava dizendo: 'não pode dar brechas'. Querendo dizer que era melhor nem experimentar um doce, por exemplo, para não dar brecha e pecar com a dieta. Não faltou a um treino sequer. Viajou algumas vezes, uma dessas foi a Miami de carro e levou suas marmitas. Mandou foto dele e da mulher marmitando na parada", disse.

Rivaldo magro - Reprodução/Instagram.com/rivaldooficial - Reprodução/Instagram.com/rivaldooficial
Imagem: Reprodução/Instagram.com/rivaldooficial

Apesar de concordar que é possível obter resultados rápidos com muita dedicação e planejamento, Andreia também pondera a questão da individualidade. "As pessoas são diferentes. Umas têm mais facilidade ou dificuldade para emagrecer. O Rivaldo, por exemplo, sempre foi atleta, então, provavelmente é normal ele ter resultados mais rápidos do que um sedentário ", explica.

Dieta equilibrada

Na opinião de Andreia, a dieta seguida pelo jogador é bem equilibrada e em nada se assemelha com algumas dietas da moda que preconizam jejuns ou fazem as pessoas passarem fome. "Há um equilíbrio em termos de gorduras, carboidratos e proteínas. Fora que é uma dieta fácil de ser seguida, sem a exclusão de grupos alimentares, como carboidratos", fala.

“Ela é hiperproteica até pela intensidade dos treinos do ex-jogador. Li que ele treinava seis vezes por semana e não faltava nunca, nem quando viajava”, diz.

O café da manhã do jogador era composto por ovos, fruta, aveia e pasta de amendoim. O lanche da manhã tinha whey protein, batata-doce e óleo de coco, enquanto, no almoço, o cardápio era carne vermelha, arroz, feijão, salada e legumes. No lanche da tarde, omelete de ovos, peito de frango desfiado, queijo cottage, pimentão, cebola e cogumelos, e, no jantar, o prato era um peixe ou frango, com arroz, legumes e salada de folhas verdes. A ceia era composta por leite de amêndoas sem açúcar e whey protein.

"Ou seja, uma dieta com pouquíssimos industrializados, visando mais os alimentos naturais. Sem açúcar, refrigerantes e refeições livres na semana. Não estava liberado nem um pedaço de pizza sequer", exemplifica Andreia.

A bebida alcoólica também foi retirada da dieta, o que, segundo Andreia, é muito positivo,já que o álcool é muito calórico. "Não adianta fazer dieta e a semana toda, chegar fim de semana e tomar seis cervejas. Uma lata tem as calorias aproximadas de um pão francês. Se você toma seis, é como se estivesse comendo seis pães", compara.

Peso maior, mas barriga de tanquinho

Rivaldo pesava 83 quilos e, agora, está com 85,8. O fato de ter aumentado o peso na balança, mas ter um tanquinho é normal, já que o percentual de gordura do ex-jogador diminuiu. “O músculo pesa mais do que a gordura, pois é rico em água, por isso, essa diferença do número da balança e o que se vê nitidamente”, explica.

Andreia explica que o peso da balança é composto por osso, líquido, massa muscular e massa gorda. “A composição corporal faz com que seja possível ter duas pessoas com o mesmo peso e altura e uma ser gorda e a outra magra. Ao modificar a composição corporal, diminuindo a massa gorda, como aconteceu com Rivaldo, a definição aumenta e o tanquinho aparece”, diz.