Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Menina com câncer ósseo tem perna reimplantada ao contrário para facilitar movimento

Amelia passou por uma rotoplastia - Reprodução/BBC
Amelia passou por uma rotoplastia Imagem: Reprodução/BBC

30/04/2018 13h10

Amelia Eldred, de 7 anos, amava dançar, mas teve de deixar seu hobby preferido de lado. A menina britânica foi diagnosticada com um tumor grave no fêmur da perna esquerda e foi necessário amputar o membro após a quimioterapia não dar o resultado desejado.

Mas Amelia, que vive em Tamworth, na Inglaterra, espera poder dançar de novo em breve, graças a um procedimento raro e complexo, conhecido como rotoplastia.
Os médicos reimplantaram a parte inferior de sua perna do lado contrário. Desta forma, o seu tornozelo pode fazer os mesmos movimentos que caberiam a um joelho.

Veja também:

"Se olho no espelho, parece estranho (que a perna esteja ao contrário), mas, quando olho para ela (no meu corpo), parece normal", explica Amelia. Ela ainda está aprendendo a usar sua nova perna em sessões de fisioterapia. Isso permitirá que ela coloque uma prótese no futuro.

"Não sinto como se fosse diferente, mas é diferente quando preciso me movimentar, porque é tudo ao contrário." Sua família diz que a opção pelo reimplante da perna foi uma escolha simples de fazer. "De cara, essa foi a melhor opção para nós", diz sua mãe, Michelle Eldred.

"Com uma perna prostética, ela voltará a fazer tudo que sempre amou." Amelia ainda precisa fazer mais dois meses de quimioterapia para tratar o osteossarcoma, o tipo mais comum de câncer ósseo em crianças. Mas sua nova perna faz com que a menina se mantenha otimista. "Agora, somos melhores amigas."

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube