Topo

Quem é Kimbal, o irmão "genial" de Elon Musk

Kimbal Musk é conhecido como "o pai do movimento da comida real" e adotou como lema que "a comida é a nova internet" - Getty Images
Kimbal Musk é conhecido como "o pai do movimento da comida real" e adotou como lema que "a comida é a nova internet" Imagem: Getty Images

08/04/2018 15h30

Os carros elétricos e as "investidas espaciais" de Elon  Musk, o famoso multimilionário nascido na África do Sul e fundador da Tesla e da Space X, o tornaram conhecido em todo o mundo. Mas seu irmão mais novo não quer ficar para trás. Kimbal  Musk é muito menos conhecido que Elon, porém ambição é algo que não lhe falta.

O empresário e filantropo de 45 anos - somente um a menos que Elon - tem se proposto a revolucionar o modo de comer dos americanos, usando tecnologia. Alguns o chamam de "o pai do movimento da comida real". Seu lema: "A comida é a nova internet".

Comida para todos

Kimbal, que vive no Estado do Colorado, é dono de alguns restaurantes nos Estados Unidos, como o The Kitchen Next Door, onde são servidos pratos com alimentos produzidos de forma sustentável, com compostagem, energia eólica ou embalagens ecológicas.

Leia também:

Talvez não surpreenda que, tendo uma mãe nutricionista e modelo e um pai engenheiro, o mais novo dos Musk tenha escolhido se dedicar a introduzir a tecnologia no setor de alimentação.

Durante a conferência internacional Food Tank Summit em setembro último, em Nova York, Kimbal ressaltou que "a comida é uma das últimas fronteiras que a tecnologia ainda não abordou".

Se fizermos do jeito certo, haverá comida para todos.

Kimbal  Musk

Kimbal Musk estudou no Instituto Culinário Francês de Nova York e fundou o Big Green, organização sem fins lucrativos dedicada à criação de "jardins de aprendizagem", que são espaços para ensinar os benefícios da comida nutritiva nas escolas. Ele espera chegar a um milhão de alunos em 2020.

Um de seus projetos mais ambiciosos e curiosos é o Square Roots, incubadora de hortas urbanas verticais com que pretende, segundo explica em seu site, criar "sabores reais".

Com essa companhia, que fundou em 2016, Kimbal quer estimular empreendedores a criarem start-ups usando sua tecnologia para produzir alimentos nas cidades de maneira ecológica.

Seu sistema consiste em usar contêineres com água reciclada e agricultura hidropônica (que significa cultivar plantas em soluções minerais em vez de em solo agrícola) para produzir alimentos para consumo local.

Durante uma sessão de perguntas e respostas promovida pelo popular site Reddit, em 27 de fevereiro, Kimbal garantiu que "os jardins verticais são o futuro da agricultura e para assegurar que os alimentos locais continuem crescendo".

Também disse que a comida lhe encanta desde que era criança e que perseguir sua paixão foi muito positivo: "Foi a melhor decisão da minha vida".

"Temos comida abundante. Precisamos de comida real que nos alimente de verdade e isso requer mudanças enormes no modo como usamos a terra. Nós estamos usando abordagens tecnológicas muito interessantes".

Tecnologia

Segundo disse o empresário na conferência Food for Tomorrow (Comida para amanhã, em tradução literal), organizada pelo jornal americano The New York Times no ano passado, apenas 1% da comida no mundo é produzida de maneira artificial, com luzes LED no lugar de cultivos tradicionais.

Mas esse número poderia crescer se a quantidade de hortas urbanas aumentasse. "Passamos milhares de anos aplicando tecnologia na agricultura. Mas é agora que a tecnologia moderna está funcionando para criar comida real", disse Musk no Twitter.

Elon, seu irmão, também tem se tornado especialista nisso. Além de fundar a Tesla, empresa de carros elétricos, armazenamento de energia e fabricação de painéis solares, criou o Paypal (empresa de pagamentos online) e outras empresas bem-sucedidas.

Algumas delas são a Boring Company, pela qual planeja conquistar o subsolo, e a SpaceX, voltada para exploração aeroespacial e responsável por recente lançamento ao espaço.

Desde que vendeu a PayPal ao eBay por US$ 1,5 bilhão, há 12 anos, o empresário tornou-se, para muitos, um gênio; para outros, um louco ou, ainda, um visionário, um iluminado, um playboy ou um super-herói.