Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tire o sapato e use água sanitária: 6 dicas para se livrar das bactérias

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

19/01/2018 16h37

Cuidados simples como lavar bem as mãos, tampar a privada depois de dar a descarga, limpar os pés ou deixar os calçados na entrada da casa podem ajudar a impedir a disseminação de bactérias no ambiente.

Em entrevista ao jornal da USP, Maria Claudia Stockler, infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, deu 6 dicas para manter o espaço em que se vive livre das bactérias.

  • Mantenha a limpeza em dia

    O primeiro passo para diminuir a quantidade de bactérias é manter sempre o ambiente limpo. Uma boa forma de de limpar os pisos adequadamente é usar um pouco de água quente, no entanto, alguns materiais, como piso de madeira, podem ser danificados. Por isso, varrer e passar um pano úmido na casa é suficiente para manter as bactérias mais afastadas.

  • Deixe os sapatos fora de casa

    Imagine: você andou o dia todo na rua com os calçados, entrou e casa e arrastou toda aquela sujeira para dentro... Deixe os sapatos do lado de fora e tenha sempre perto da porta um chinelinho para você usar apenas dentro de casa.

  • Use a luz do sol ao seu favor

    Carpetes, tapetes, travesseiros, almofadas e outros itens que costumam acumular muito matéria orgânica não são fáceis de limpar. Nesse caso, para eliminar os ácaros, coloque-os exposto à luz do sol.

  • Troque sempre sua esponja

    Nada de deixar a esponja na pia até ela ficar "molinha". Os detergentes neutros são capazes de remover a sujeira, evitando assim o possível acúmulo de bactérias. No entanto, para que isso aconteça a esponja precisa ser trocada a cada semana.

  • Lave o banheiro com água sanitária

    Esqueça o desinfetante. Usar a água sanitária na lavagem do banheiro é a melhor forma de deixar o cômodo livre de bactérias. É que usar os dois produtos combinados faz com que um inative o outro.

  • Limpe os objetos de uso diário

    Telefone, celular, controle remoto devem ser limpos de preferência com álcool líquido, que ajuda a diminuir a carga de bactérias. No entanto é preciso tomar cuidado, pois, se usado em excesso, ele pode danificar o plástico.