Topo

Ex-chef da Casa Branca dá 8 dicas fáceis de como se alimentar melhor

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do VivaBem

09/04/2018 12h37

Sam Kass era responsável pela alimentação de quem vivia na Casa Branca durante o governo Obama. Agora, o chef lançou um livro nos Estados Unidos, chamado “Eat a Little  Better: Great  Flavor, Good Health, Better  World” (Coma um pouco melhor: muito sabor, boa saúde, mundo melhor, em tradução literal).

Na publicação, Kass compartilha dicas e receitas para ajudar as pessoas comerem melhor, em vez de "direito". "Ouvimos muito sobre qual é a maneira correta de comer e qual é o jeito errado de comer", diz ele. "E essa é uma maneira terrível de olhar para isso. Ninguém come perfeito. Isso seria chato."

Leia também:

Então, qual é essa melhor maneira de comer? 

"Essencialmente, coma muitas frutas, vegetais, feijões e grãos integrais, e não muita carne ou alimentos processados", escreve Kass no livro. Para chegar a essa alimentação, ele aconselha fazer alterações que você possa sustentar. "Seja honesto e diga: 'Aqui é onde eu estou, aqui é onde eu quero ir, e estas são as três primeiras coisas que eu vou fazer para chegar lá", disse, em entrevista à NBC.

Para começar, aqui estão oito atitudes simples que você deve tomar para comer um pouco melhor, a partir de hoje.

  • iStock

    Deixe frutas e vegetais em locais visíveis

    "Uma coisa que é muito simples de lembrar é que nós comemos o que vemos", diz Kass. "Sua casa é um lugar onde você quer se cercar de boas opções à vista." O chef sugere colocar frutas e vegetais perecíveis em uma prateleira da geladeira, onde você possa vê-los, e exibir frutas que não precisem ser refrigeradas em uma tigela no balcão.

  • iStock

    Coloque suas guloseimas na prateleira de cima

    Deixe um espaço de seu balcão para lanches saudáveis, como frutas e nozes, movendo suas "guloseimas, que também fazem parte da vida", para a parte de trás da prateleira de cima. O ideal é que você tenha que usar um banquinho para pegar seus salgadinhos e biscoitos, "e coma apenas quando realmente quiser".

  • iStock

    Faça uma lista antes de ir ao supermercado

    "Tome alguns minutos no domingo para chegar a um plano básico para suas compras", sugere Kass. Se você tem um plano de refeições, provavelmente fará melhores escolhas do que se estivesse tentando descobrir o que fazer para o jantar na noite de terça-feira, ele acrescenta. Enquanto você está fazendo essa lista, certifique-se de ter principalmente alimentos nutritivos, como frutas, verduras, grãos integrais e legumes em sua lista. "Quando se trata de comida, sua casa deve ser um lugar livre de estresse, um santuário onde você pode comer o que quiser, porque você abasteceu seu armário e sua geladeira com coisas boas", escreve Kass no livro.

  • iStock

    Use papel manteiga

    Uma vez que você ganhou a batalha no supermercado e chegou em casa com diversos tipos de legumes, você quer ter certeza de que eles não estraguem. Assar todos eles é uma das maneiras favoritas de Kass cozinhar legumes. Outra dica: "Ter bastante papel manteiga à mão ajuda na limpeza", diz Kass. Basta colocar o papel nas panelas antes de adicionar os legumes, o azeite e o sal. O papel manteiga evita que os alimentos grudem e também evita que os vegetais retirem qualquer sabor de metal das panelas.

  • iStock

    Use elementos que dão sabor

    Kass começou como um chef de cozinha em restaurantes, onde o foco tende a ser o sabor das coisas e não a sua qualidade nutricional. Mas ele também aprendeu técnicas que aumentam os prazeres de um prato de legumes ou uma tigela de feijão. Você pode variar as texturas adicionando algo crocante como nozes ou sementes, adicionar brilho com ingredientes ácidos, como suco de limão ou vinagre, e adicionar salgadinhos como azeitonas, anchovas e sal.

  • iStock

    Troque suas batatas

    "Eu amo batata-doce", diz Kass, que dedica um capítulo inteiro em seu livro a esse vegetal "quase bom demais para ser verdade", que tem mais fibras e vitaminas e menos calorias do que as batatas tradicionais. "Quando estiver planejando o cardápio, pense em trocar batatas normais e amidos refinados por batata doce. As doces são fáceis de assar, mas Kass também observa que elas podem ser refogadas.

  • iStock

    Faça um dia da carne

    Se você ama carne, Kass diz que você não tem que desistir desse alimento completamente. "Basta comer menos", conta. A fim de reduzir o consumo de carne vermelha, o presidente Obama e Kass instituíram uma noite de bife na sexta-feira na Casa Branca. O chef diz que para algumas pessoas isso pode parecer um grande sacrifício, enquanto para outros isso pode não ser um grande problema. A chave é ver o que funciona melhor para você. E lembre-se que, no dia em que comer carne, você não precisa de um bife de 500g: "Uma pequena porção de uma carne de alta qualidade pode ser muito gratificante", diz.

  • iStock

    Orgânica ou não, apenas coma a cenoura

    Kass é a favor de priorizar alimentos sazonais, locais e orgânicos, mas ele se preocupa que as pessoas optem por não comer legumes, frutas e verduras quando essas opções são estão disponíveis. "Esforce-se e apoie a agricultura local, sustentável, e orgânica quando puder, mas se você estiver comendo uma cenoura convencional, prefiro que você a coma do que não a coma", diz ele. O mesmo vale para ficar preocupado com certos micronutrientes e procurá-los em produtos fortificados em vez de simplesmente comer mais produtos. "Nós nos perdemos na confusão conflitante de estudos aleatórios que dizem o que é bom para você", diz ele. "Ficamos obcecados demais com esses ingredientes e nutrientes individuais. Se você comer alimentos nutritivos básicos e balanceados, conseguirá o que precisa."