Topo

10 atitudes que vão te ajudar a não comer tanto durante o Natal

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaboração para o VivaBem

24/12/2017 04h15

As reuniões de final de ano devem ser encaradas como um momento agradável, de encontro e confraternização e alimentação não pode ser motivo para deixar de aproveitar a festa. E seguindo algumas dicas simples, é possível comemorar a data sem peso na consciência no dia seguinte. Abaixo reunimos dez atitudes que irão ajudá-la a passar ileso pela noite de Natal, olha só:

Fontes: Fabiana Aparecida Rasteiro e Gabriela Tavares Bisogni, nutricionistas do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Fernanda Maluhy, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.

 

  • Faça um lanchinho antes do jantar

    Quando estamos com fome, perdemos a noção da quantidade de comida que precisamos e acabamos colocando mais itens no prato do que deveríamos. Por isso, o recomendado é chegar na ceia ligeiramente saciada. Faça um lanche intermediário. Pode ser uma fruta ou um suco reforçado. Assim você evita um longo período em jejum.

  • Capriche na entrada

    Encha o prato com diversos tipos de folhas e legumes para manter o apetite sob controle. Uma boa sugestão é incluir algumas oleaginosas na salada --mas tome cuidado, o consumo em excesso pode engordar. Duas ou três castanhas estão de bom tamanho.

  • Monte um prato equilibrado

    Seu prato deve ser pensado com bom senso. É ok incluir alguns itens calóricos, desde que em pequenas porções. Coma devagar, saboreando os alimentos, e repouse os talheres no prato enquanto mastiga. Nada de pressa!

  • Cozinhe com consciência

    Se você for ajudar na realização da ceia, faça escolhas inteligentes tanto na hora de pensar no cardápio quanto no preparo dos alimentos. Em vez de fritá-los, prefira-os assados ou cozidos e evite receitas com maionese e gordura vegetal hidrogenada. Uma boa opção é utilizar grãos como arroz integral, chia, quinoa e linhaça, que dão uma freada na gula.

  • Priorize as proteínas magras

    Esse grupo alimentar ajuda muito na saciedade. Aí fica mais fácil não abusar no consumo de outras preparações, como massas, farofas, tortas e sobremesas. Para uma ceia realmente saudável, prefira proteínas com menos gordura, como peixes, lombo de porco, peru, tender e frango, e evite comer a pele das aves.

  • Maneire nos doces

    Essa estação do ano é rica em frutas que possuem grande quantidade de fibras e de água, como pêssego, uva e cereja. Na hora da sobremesa, opte por elas e tente passar longe de doces com chantilly, creme de leite e leite condensado. Se for muito difícil resistir, coma um pouquinho, mas sem exagero.

  • Hidrate-se

    Você sabia que a fome e a sede são controladas pela mesma região do cérebro, denominada hipotálamo? Por isso, é comum que as duas sensações sejam confundidas. Para não ter erro, o ideal é estar sempre com a hidratação em dia. Essa medida também ajudará o organismo a lidar com um possível excesso de sódio ingerido por meio de petiscos comuns na ceia natalina, como embutidos, azeitonas pretas e amendoim.

  • Pegue leve no álcool

    Tomar uma tacinha ou outra para brindar a chegada do novo ano está liberado. O mais importante é não extrapolar, afinal, bebidas alcoólicas são calóricas. Dê preferência ao vinho tinto, que possui resveratrol, substância que diminui o colesterol ruim e previne o entupimento de veias e artérias.

  • Mantenha o foco

    Nada de usar a ceia como desculpa para adotar uma alimentação desregrada nos demais dias. Não há problema algum em sair da rotina nessa data especial, mas esticar a comemoração pode trazer prejuízos à saúde, além, é claro, de resultar em quilos extras. Existe uma grande diferença entre comer um pouco mais na ceia e estender esses excessos para a semana ou o mês inteiro.

  • Permita-se!

    A ideia é apenas manter uma alimentação equilibrada, sem radicalismos. Portanto, evite ficar contando calorias e pensando que alimentos são divididos entre ?proibidos? e ?permitidos?. É possível, sim, ter prazer à mesa e ser saudável sem se privar de nada, basta prestar atenção ao que se põe no prato. Boas festas!