Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Muito além da armação, descubra quais são as lentes perfeitas para você

12/03/2019 13h52

Além de serem sinônimo de estilo e corrigirem a visão, os óculos devem atender às necessidades específicas de quem os usa. Por isso, é essencial escolher as melhores lentes. Entenda como:

1 - Desenhos das lentes

Os desenhos das lentes costumam ser de visão simples, multifocais ou ocupacionais. Para saber qual deles é melhor para você, é importante entender o tipo de correção de que você precisa.

Essilor 2 -  -

  • Lentes de visão simples

Lentes de visão simples são indicadas para quem tem miopia (visão borrada de longe), hipermetropia (dificuldade para ver) e/ou astigmatismo (distorção vertical da imagem em qualquer distância).

Essilor 1 -  -

  • Lentes multifocais

Entre pessoas com 40 anos ou mais, o diagnóstico mais comum é o de "vista cansada" ou presbiopia, que é a dificuldade para ler de perto. Nesse caso, as lentes de óculos multifocais são a melhor pedida porque, além de resolver esse problema, elas corrigem os outros provocados pela miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo. Como as lentes Varilux, que oferecem visão sem esforço a qualquer distância.

Essilor 3 -  -

  • Lentes ocupacionais

Esse tipo de lente melhora a visão em atividades específicas, como praticar esportes, dirigir ou trabalhar por muito tempo no computador. Algumas marcas ainda protegem contra a luz azul nociva das telas digitais. São uma opção para quem precisa somente de correção para enxergar de perto ou para uso específico.

2 - Materiais

Definido o tipo de desenho, é importante pensar no seu material. Pode ser resina comum, policarbonato ou resina superior.

Essilor 5 -  -

  • Resina comum - Índice de refração 1,5

As lentes em resina comum são indicadas para pessoas com baixo grau de correção. Porque, dependendo do grau, podem ficar mais grossas e antiestéticas.

Essilor 4 -  -

Policarbonato - Índice de refração 1,59

    As lentes de policarbonato são mais finas, leves e estéticas do que as de resina comum, além de serem altamente resistentes a impactos. São recomendadas para armações que não têm aro embaixo ou nenhum aro.

    Essilor 6 -  -

    • Resina superior - Índice de refração 1,67 e 1,74

    Existem também lentes feitas com uma resina superior, de alto índice de refração, indicadas para quem tem graus mais altos, pois reduzem o efeito de olho grande (hipermetropia) ou pequeno (miopia). Além de deixarem as lentes mais finas, leves, transparentes e estéticas.

    3 - Tecnologias adicionais

    Escolhido o tipo de desenho e o material, é importante avaliar qual tecnologia adicional vai melhorar ainda mais sua nitidez, o conforto e a proteção visual.

    Essilor 7 -  -

    • Antirreflexo

    A mais recomendada para qualquer tipo de lente é o antirreflexo. Algumas marcas também oferecem resistência a arranhões, manchas, poeira, chuva e ainda proteção contra os raios UV e a luz azul nociva. Um exemplo é o antirreflexo Crizal, que oferece visão nítida.

    Essilor 8 -  -

    • Fotossensível

    Suas lentes podem ser fotossensíveis e, assim, escurecerem e clarearem, adaptando-se à luminosidade. Essa tecnologia é indicada para quem tem sensibilidade à luz ou alterna entre ambientes externos e internos.

    Essilor 9 -  -

    • Polarizadas

    Para quem fica exposto ao brilho intenso do sol, a melhor opção são as lentes solares escuras polarizadas com grau. Elas melhoram o contraste das cores e impedem o ofuscamento, que chega a cegar por alguns instantes.

    Agora que você já sabe como escolher as melhores lentes para você, confira no infográfico abaixo um resumo de tudo o que você aprendeu:


    Este é um conteúdo de autoria de ESSILOR e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.