Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cinco perguntas que você deve fazer quando for ao profissional da saúde

Questionar o médico ajuda o paciente a entender determinadas condutas e tomar a melhor decisão - iStock
Questionar o médico ajuda o paciente a entender determinadas condutas e tomar a melhor decisão Imagem: iStock

Colunista do UOL VivaBem

20/02/2019 04h00

Quando uma pessoa procura um profissional da saúde, seja um médico, seja um fisioterapeuta, seja outro especialista, ela, frequentemente, se enxerga numa situação na qual não sabe de nada enquanto o profissional sabe de tudo.

Nessa situação, o paciente pode se tornar altamente influenciável, capaz de aceitar as recomendações e orientações do profissional sem muitos questionamentos e sem participar desse importante processo decisório. Tende a aceitar ou seguir as sugestões automaticamente, sem análise ou avaliação criteriosa. Esse nível de sugestionabilidade pode ser similar a de um transe hipnótico.

Atualmente, estão sendo indicadas cinco perguntas para todo o paciente fazer ao profissional quando lhes é recomendado ou sugerido algum tratamento, exame ou intervenção. Essas cinco perguntas ajudam a explicitar as razões e justificativas para a escolha daquelas condutas, auxiliando o paciente a, juntamente ao profissional que lhe acompanha, tomar a decisão mais correta para si mesmo.

Quais são essas cinco perguntas? 

1. Eu realmente preciso desse teste, tratamento ou procedimento?

2. Quais são os riscos? E ainda se haverá efeitos colaterais nesse teste ou tratamento? Quais as chances do teste fornecer resultados inacurados? Poderia isso levar a mais testes, tratamentos adicionais ou outros procedimentos?

3. Existem opções mais simples ou seguras? E também se existem outras opções que poderiam funcionar? Exemplo são mudanças de comportamento, como alterar a alimentação ou se exercitar, as quais poderiam ser opções mais seguras e efetivas)

4. O que acontece se eu não fizer nada? Pergunte se sua condição vai piorar --ou mesmo melhorar -- se você não realizar o teste, tratamento ou procedimento imediatamente.

5. Quais são os custos? Não apenas custos financeiros, mas de tempo e emocional também.

A dica é ter essas 5 perguntas em mão sempre que for se consultar com um profissional da saúde.

Referências

1. Varga K. Suggestive techniques connected to medical interventions. Interventional Medicine and Applied Science. 2013 Sep;5(3):95-100.

2. Internet - http://www.choosingwisely.org.au/resources/consumers/5-questions-to-ask-your-doctor

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube